Tous droits réservés © NeurOreille (loi sur la propriété intellectuelle 85-660 du 3 juillet 1985). Ce produit ne peut être copié ou utilisé dans un but lucratif.
O ouvido é composto de três partes : o ouvido externo e médio asseguram e transferência das ondas sonoras ao ouvido interno, mais precisamente à cóclea, que transforma este estímulo em mensagem nervosa.
As três porções do ouvido: ouvido externo (E), ouvido médio (M) e ouvido interno (I)
Esquema do ouvido
O ouvido externo é composto da orelha ou pavilhão e pelo canal auditivo externo, separado do ouvido médio pelo tímpano. No ouvido médio a membrana timpânica encontra-se ligada mecanicamente, através da cadeia ossicular (martelo, bigorna e estribo, ao ouvido interno.
A porção do ouvido interno responsável pela audição tem uma forma espiral pelo que é designada cóclea ou caracol.
Ouvido externo e médio : transmissão do som
Ouvido externo: é composto da orelha ou pavilhão e pelo canal auditivo externo, e tem como função captar, amplificar e transmitir o som ao ouvido médio.
Ouvido médio: tem como função transferir as ondas sonoras do meio aéreo para o liquido e estruturas cócleares.De forma sucinta, a superficie do timpano é 20 vezes maior que a janela oval que encerra a cóclea. O sistema timpano-ossicular multiplica a força exercida sobre o tímpano permitindo a transmissão das vibrações do meio aéreo aos líquidos cocleares.
Esquema da transmissão do som
Ouvido interno ou cóclea: Transformação do som em mensagem nervosa
O ouvido interno comprende 2 órgãos sensoriais: o vestíbulo que tem papel fundamental no equilíbrio e a cóclea que é o receptor auditivo.
Da cóclea à célula ciliada
O papel da cóclea é transformar a vibração dos líquidos e estruturas adjacentes em mensagem nervosa. Esta função é assegurada pelas células sensoriais (ciliadas) do órgão espiral (de Corti).Estas células passam a mensagem auditiva aos neurónios cócleares que vão transmiti-la ao cérebro através do nervo auditivo
Células ciliadas visão de superfície
Facebook Twitter Google+